TREINO DE CORRIDA E EMAGRECIMENTO

Como treinador de corrida, tenho muitos casos de pessoas que procuram a corrida com o objetivo de emagrecer. Atualmente sabemos que a combinação de uma dieta adequada com as atividades físicas certas e um descanso bem planejado são a chave para conseguir uma evolução estética muito satisfatória.

Sendo assim, aqui vai a minha opinião sobre a relação “corrida x emagrecimento” e um exemplo de planejamento ideal para conseguir o emagrecimento, conciliando os três pontos citados acima: Treino | Dieta | Descanso:

O emagrecimento está totalmente ligado com o saldo calórico do indivíduo, não existe mistério, mágica ou técnica milagrosa, para entendermos melhor como funciona vamos precisar falar de uma forma generalizada, sendo que o correto é avaliar individualmente o caso, pois algumas pessoas têm o metabolismo mais lento, outras mais acelerado, etc.

O saldo calórico é a relação das calorias ingeridas com as calorias gastas ao longo do dia, da semana, do mês, assim por diante, se você ingerir mais calorias do que gasta irá engordar, se você ingerir menos do que gasta irá emagrecer, parece bem simples e matemático, mas na verdade tem outros por menores importantes para considerar.

Você não pode simplesmente fazer as contagens das calorias observando os rótulos dos alimentos e tabelas nutricionais, é necessário saber de a qual grupo aquele alimento faz parte e utilizar as quantidades certas, pois nosso corpo precisa de carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas, minerais, entre outros para que todos os processos funcionem adequadamente.

O primeiro passo é consultar um nutricionista ou um nutrólogo de confiança, ele irá calcular a estimativa da sua taxa metabólica basal (calorias gastas apenas para te manter vivo), vai somar com a sua taxa metabólica em atividade (calorias gastas para suportar suas atividades diárias) e somar com as calorias gastas na sua atividade física escolhida, partindo daí ele irá montar uma dieta balanceada para você ficar com um déficit seguro e emagrecer de forma saudável. Estou explicando isto de maneira superficial, pois na avaliação do nutricionista provavelmente haverá uma análise de exames laboratoriais para identificar se existem carências de nutrientes específicos, vitaminas específicas, distúrbios hormonais, etc. assim a composição do cardápio será elaborada.

Mas e a corrida e as demais atividades físicas, onde entram?

A atividade aeróbia é altamente recomendada para manter seu metabolismo trabalhando de maneira mais acelerada e ativa, “nosso corpo foi feito para se movimentar”, você já deve ter ouvido isto, é a mais pura verdade, pois ele vai se adaptando a sua rotina, quanto menos calorias você gasta mais seu metabolismo vai ficando preguiçoso e lento, então, aliando isto com uma alimentação errada a obesidade certamente irá aparecer.

A atividade aeróbia faz com que os processos do seu corpo trabalhem melhor, suas funções cardiorrespiratórias ficam mais eficientes, seus pulmões e coração ficam mais fortes, a capacidade vascular também é aumentada, enfim, sua saúde melhora em todos os sentidos com seu corpo em atividade regular.

Além das calorias que você gasta no momento da corrida, o seu corpo continua ativo mantendo o metabolismo trabalhando mesmo após a atividade, o efeito da corrida, ao contrário que a maioria pensa, é acumulativo, o principal gasto calórico não é aquele durante a corrida, mas sim a manutenção no gasto que seu metabolismo proporciona por estar adaptado ao exercício físico.

Outra questão importante é o descanso: se você não der o tempo de descanso adequado entre uma atividade e outra, seu organismo não consegue uma boa recuperação para fazer um próximo bom treino. Muitas vezes na pressa de emagrecer as pessoas procuram correr todos os dias, o que é um grande erro se tratando de iniciantes. Iniciantes podem fazer entre 3 a 4 treinos por semana, intercalando as intensidades dos treinos e com intervalos adequados entre eles.

Exemplo:

Segunda – Treino com intensidade maior.

Quarta  - Treino com intensidade baixa.

Sexta – Treino com intensidade maior.

Domingo – Caminhada ou treinos alternativos (bike, natação, etc).

Aliando esta rotina com uma dieta adequada o emagrecimento será alcançado, com toda certeza.

 


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