TREINO DE CORRIDA PARA INICIANTES

Meu nome é Rodrigo Xavier, fundador da RX Assessoria Esportiva, treinador de corrida desde 2008 e já ajudei mais de 4.600 pessoas a iniciarem seus treinos de corrida, revelando desde entusiastas, até atletas de alta performance nesta modalidade. 

No texto abaixo vou te mostrar o que você precisa saber para começar sua experiência com corrida de rua.

A primeira coisa que você precisa fazer é um planejamento. Literalmente você deve pegar seu papel e caneta e anotar as respostas para as seguintes perguntas:

Quais dias da semana você vai treinar corrida?

Lembrando que é recomendado iniciar com no mínimo 3 treinos na semana e que estes treinos sejam separados por pelo menos um dia de descanso ou atividade alternativa. Exemplo: terça, quinta e sábado ou segunda, quarta e domingo.

Defina dias que você realmente vá conseguir treinar, nada de escrever metas ambiciosas como “correr todo dia”, pois não é recomendado para esta etapa e também a chance de você não cumprir é grande.

Qual horário você vai treinar?

Reserve pelo menos 1 hora ou 1 hora e meia para realizar seu treino e nesta resposta considere horários que você vai conseguir cumprir.

Onde você vai treinar?

Escolha um lugar que seja agradável, de preferência que tenham mais pessoas praticando esporte (fator motivacional), que seja seguro e não tenha um percurso muito desafiador, nada de escolher ruas ou praças com muitas subidas (deixe isso para uma próxima etapa). Se você estiver disposto a treinar na esteira, escolha um local agradável e que te deixe motivado (a), esteira para algumas pessoas é de certa forma entediante, então escolha bem o local.

Qual seu objetivo?

É muito importante definir uma meta (de curto ou médio prazo) que você deseja atingir. Uma ótima opção é buscar a marca de 30 minutos correndo direto ou 5KM correndo direto. A maioria dos corredores iniciantes estabelecem metas deste nível.

Agora um detalhe que merece muita atenção: antes de atingir a meta principal, você precisa definir metas intermediárias (curto prazo), assim a cada meta alcançada você terá uma carga de motivação para seguir na busca da meta principal.

Exemplo:

1 ª meta: Conseguir correr 4KM intercalando 400 metros de corrida e 100 metros de caminhada

2ª meta: Conseguir correr 4 KM intercalando 800 metros de corrida e 200 metros de caminhada

3ª meta: Conseguir correr 5KM intercalando 900 metros de corrida e 100 metros de caminhada

4ª meta: Conseguir correr 5KM precisando caminhar somente 2 vezes de 200 metros durante o percurso.

Meta principal: Correr 5KM direto

Perceba que existem ajustes que vão, progressivamente, deixando os treinos mais difíceis, sem contar ainda com a importante variabilidade nos treinos. A partir daí você pode planejar o aumento das fases de corrida e a diminuição das fases de caminhada.

Conheci muitas pessoas com o desejo de emagrecer, melhorar a saúde, exibir boa forma física ou simplesmente aprender a gostar de corrida de rua.

Mas a grande maioria encarou muitas dificuldades por não ter as orientações corretas.

Veja a opinião de quem já recebeu minhas orientações!

O que foi desenvolvido nesses 11 anos de trabalho deu origem a um material completo que ensina como treinar corrida de rua de maneira eficiente e correta.

Tenho algo que realmente funciona pra você!