Quando você se depara com aquela bruta subida durante o treino ou prova, alguns ajustes na sua forma de correr podem te favorecer.
Explico alguns pontos:
▫️ Incline um pouco seu corpo para frente:
O fato de você estar correndo na subida, muda completamente a forma como seu corpo precisa lidar com a ação de gravidade. O solo está inclinado e a ação da gravidade vai exercer força “te empurrando” para trás, portanto o ideal é você inclinar um pouco mais seu corpo para frente, na tentativa de manter o deslocamento do seu centro de gravidade a diante, favorecendo o deslocamento.
▫️ Faça passadas menores:
Imagine você subindo uma escadaria. Você acha que irá fazer mais força subindo de dois em dois degraus, ou subindo um degrau de cada vez?
Pois é! É o mesmo conceito, aumentar a cadência e diminuir um pouco o tamanho da passada. Isso vai te ajudar!
▫️ Movimente os braços de forma enérgica:
Sabemos que a função dos braços na corrida é contrapor o movimento da perna contrária, não deixando o tronco rodar e estabilizando a posição do seu corpo.
Então, sabendo que você estará com passos menores e mais rápidos, movimente os braços de forma enérgica para te ajudar na subida. (Apenas teste isso no seu treino, depois volte aqui pra me contar)
▫️ Não aproxime o queixo do tórax:
A dinâmica da corrida na subida muda totalmente sua posição corporal e você fica numa situação em que olhar para o chão se torna tentador – Seja porque você está muito cansado(a) ou pelo fato de você não querer olhar para o final da subida (fator psicológico) – então atenção para seu queixo não se aproximar do peito, de forma que seu fluxo respiratório fique prejudicado.
Gostou das dicas? Envie para seu amigo corredor ou amiga corredora.
Abraço
Rodrigo Xavier
Baixe agora a planilha de corrida para organizar seus treinos, clique na imagem abaixo e conheça as funcionalidades.