Início » News » Pisada na corrida

Pisada na corrida

Antes de tudo é importante eu reforçar que não existe tipo de pisada perfeita para corrida de rua.

Nosso corpo é redundante e isso significa que a “estética do seu movimento” pode parecer nada bonitinha e mesmo assim o objetivo ser cumprido. Tá aí a recordista mundial da meia maratona que não me deixa mentir.

Não é certo dizer que pisar com o calcanhar (retropé) vai te causar lesão, tão pouco dizer que pisar com o mediopé indica uma corrida eficiente, enfim a análise da pisada não pode ser feita de forma isolada, precisamos avaliar todo o contexto.

Dito isto, vou pontuar algumas informações que considero mais relevantes quando o assunto é pisada:

– Pisar com o calcanhar primeiro não é um problema, mas recomendo que você faça a aterrissagem bem próximo do seu tronco.

– Pisar com o mediopé é algo muito bem visto por todos, pois do ponto de vista físico é uma forma de fazer o apoio com menos tempo de contato (o que diminui o impacto), mas vale a mesma regra de cima – Aterrisagem próxima do tronco.

– Pisar com a ponta do pé (antepé) não é algo errado, mas correr SÓ com a ponta do pé pode ser um problema, pois pode sobrecarregar a panturrilha e você distribui a carga em uma pequena área.

– Pisar com o mediopé ou antepé não significa que o calcanhar não vai tocar o chão. O calcanhar toca, ele só não é o primeiro a tocar.

– Se você pisa, seja com a ponta do pé, meio do pé ou calcanhar e a aterrisagem acontece muito à frente do tronco, tem grandes chances de você estar “correndo e brecando”, olhando do ponto de vista físico.

Dicas que servem para todos:

– Tente trazer sua pisada para o mais próximo do tronco possível;
– Tente diminuir o tempo de contato com o chão;
– Tente não ficar preso(a) aos padrões impostos pela internet. Vejo hoje muita gente “inventando uma doença para vender a cura”, cuidado com quem diz “você está correndo errado”.
– Tente não ficar se comparando com nenhum outro corredor. Cada pessoa corre de uma forma e há diversas formas de atingir resultados eficientes;

Mande para um amigo corredor!
Abraço
Rodrigo Xavier