COMO RESPIRAR NA CORRIDA

Como treinador de corrida, se eu fosse elencar as perguntas mais comuns entre os iniciantes, no topo da lista estaria: “Como devo respirar na corrida?”

Essa dúvida comum entre os iniciantes tem uma explicação mais simples do que se imagina, então vamos fazer algumas reflexões sobre esse tema.

A dificuldade acentuada durante a corrida está ligada diretamente com o condicionamento físico, então, um ponto que precisa ficar claro é: sua respiração ficará mais confortável à medida que for ganhando condicionamento físico.

Para melhorar sua capacidade cardiorrespiratória eu recomendo os treinos intervalados, pois trabalhar em diferentes intensidades na mesma sessão ajuda seu corpo a se adaptar ao esforço, com isso sua capacidade aumenta.

Agora vamos às questões práticas relacionadas à respiração.

Durante a corrida você deve lembrar-se de uma regra simples: Fluxo livre! Isso mesmo, não importa se você está inspirando pelo nariz ou pela boca, se você está inspirando com os dois ao mesmo tempo, o importante é manter as vias livres para receber e liberar o ar. Algumas pessoas tendem a ritmar a respiração com as passadas durante a corrida, mas isso não tem relevância para melhora da capacidade cardiorrespiratória, isso tem apenas efeito psicológico.

Dor do lado

É muito comum os corredores iniciantes (e até mesmo os mais experientes) sofrerem algumas vezes com aquela dor chata na parte lateral da barriga, que mais se parece com uma câimbra em algum músculo na região da costela. Lembrou dela?

Então, na literatura o aparecimento desta dor tem duas principais razões:

- Alimentação inadequada antes da corrida: quando você comeu algo que não digeriu bem, comeu muito rápido ou muito perto do início da corrida, pode ocasionar este desconforto.

- Respiração: no início da corrida, você usa movimentos mais curtos dos músculos relacionados com a respiração (abdome e diafragma), afinal estes movimentos estão dando conta da demanda de oxigênio. Depois de um tempo correndo a demanda aumenta e seus músculos precisam expandir mais, precisam trabalhar mais. É neste momento que podem surgir estes desconfortos.

Dica para não sofrer com essa dor

Cuidado com os alimentos que come antes da corrida

Coma alimentos de digestão fácil e que de fato forneça energia para corrida

Faça uma respiração (forçadamente) mais profunda no aquecimento e também nos primeiros minutos (ou 200 metros) da corrida.

Não se esqueça de deixar o fluxo ventilatório livre e isso inclui o cuidado com a posição da cabeça, se você aproximar muito o queixo do tórax enquanto corre (correr de cabeça baixa) e seu fluxo ventilatório pode ficar prejudicado pelo estreitamento das vias.

E se doer? O que fazer?

Se esta dor de lado aparecer você pode diminuir o ritmo da corrida ou até mesmo parar por uns 2 minutos, logo ela vai embora e você consegue retomar seu ritmo.

Se você gostou deste conteúdo e ele te ajudou de alguma forma, compartilhe com os amigos.


Falar pelo WhatsApp
1
Olá!
Precisa de ajuda?