TÉCNICAS DE CORRIDA PARA INICIANTES

A corrida é um movimento natural do ser humano, ninguém precisa ensinar uma criança que já domina o ato de caminhar como se deve correr. Porém, quando a corrida passa a fazer parte da sua modalidade esportiva, mesmo que de forma amadora, é normal procurar a resposta para a pergunta:

Será que eu corro certo?

Buscando ajudar os iniciantes, descrevo abaixo alguns pontos relacionados às técnicas de corrida, sempre observando os aspectos biomecânicos.

Meu nome é Rodrigo Xavier, fundador da RX Assessoria Esportiva, treinador de corrida desde 2008 e já ajudei mais de 1.200 pessoas a iniciarem seus treinos de corrida, revelando desde entusiastas, até atletas de alta performance nesta modalidade. Em outro momento, caso queira saber mais sobre meu trabalho, clique aqui.

Quando o assunto é técnica de corrida para iniciantes, procuro não me aprofundar tanto nos detalhes para não atrapalhar o processo de aprendizagem. O iniciante já tem muito com o que se preocupar nos treinos propriamente ditos e será uma sobrecarga psicológica muito grande caso ele tenha que ficar prestando atenção em cada gesto do seu corpo.

Então, aí vão os detalhes técnicos básicos para você, iniciante, prestar atenção enquanto corre:

Posição corporal: durante a corrida existe um leve desequilíbrio do corpo para frete, é o princípio do deslocamento, se você não desloca seu centro de gravidade (que fica na região próxima ao umbigo) para frente, sua corrida não será fluída e você vai gastar mais energia. Então já sabe: Pequena inclinação do corpo à frente!

Pisada: No momento em que seu pé toca o chão, procure fazer o contato com a parte medial do pé bem (meio do pé) embaixo do seu tronco, quanto mais próxima sua pisada ficar da linha onde se encontra seu centro de gravidade, mais eficiente e leve será sua corrida.

Braços: Mantenha o movimento dos braços o mais natural possível, não deve haver movimentos de extensão e flexão dos cotovelos, mas sim movimento dos ombros. Procure não cruzar o braço de forma exagerada a frente do corpo e preste atenção se nos momentos de muito cansaço, você não esteja fazendo elevação dos ombros (movimento de contração do trapézio) como se aproximasse os ombros da orelha, isso causa aquela famosa tensão na parte superior das costas.

Para iniciação, preste atenção nestes 3 detalhes acima, aposto que sua corrida será muito mais eficiente e a resposta ao treinamento será muito mais positiva.


Falar pelo WhatsApp
1
Olá!
Precisa de ajuda?