COMO ESCOLHER TÊNIS DE CORRIDA
INICIANTES

Não é a toa que uma das maiores dúvidas dos corredores amadores, iniciantes ou não, é sobre qual tênis escolher para Corrida de Rua.

Se você é mais um desses “loucos por corrida” ou está ainda no processo de se tornar um, vou te dar 5 dicas para escolher seu tênis de Corrida.

1 Considere Conforto

Não importa se o atleta campeão do ano indicou o tênis “X” ou se o seu treinador indicou o tênis “Y”, você só vai acertar na escolha se o tênis estiver confortável no seu pé. Para isso alguns pontos devem ser observados, como a forma do seu pé (larga ou estreita), a anatomia dos dedos e do “peito do pé”, etc... o tênis deve ficar confortável, você precisa calçá-lo e imaginar que conseguiria correr longas distâncias com aquele tênis.

2 NÃO considere Pisada

Não fique preocupado se sua pisada é neutra, pronada ou supinada!

Isso mesmo.

Existem alguns estudos comprovando a não eficácia destes modelos para mecânica da corrida, estes estudos mostram que o pé continuam pronando ou supinando mesmo dentro do tênis e aqui volto a falar: Vá de tênis confortável!

Normalmente os tênis de pisada neutra são os mais favoráveis para o conforto.

3 Considere Seu Peso

Você não leu errado. Você precisa levar em consideração o seu peso para escolher seu tênis.

É comum encontrar artigos na internet dizendo sobre as vantagens de ter um tênis com drop baixo, porém quanto menos o drop, menos amortecimento. O apelo dos tênis minimalistas é deixar a corrida na forma mais natural possível, exigindo que o corredor faça uso de uma boa biomecânica para absorver o impacto. Porém, sabemos que você tem sobrepeso não é tão simples assim. Neste caso, você precisa SIM escolher um tênis com bom amortecimento, o tênis pode até não ser o mais leve de todos, mas o conforto na pisada dará mais vantagem.

Outro ponto relacionado ao seu peso é sobre a estrutura do tênis, alguns tênis parecem ter a estrutura na parte superior parecida com uma meia mais grossa, isso torna o tênis muito confortável, porém pra quem é mais pesado pode não ser muita vantagem, pois no momento da pisada o pé acaba “sambando” um pouco no tênis e você perde estabilidade, então escolher um tênis bem estruturado no cabedal e no contra forte é ideal para quem for mais pesado.

4 Considere o Preço

Este ponto é relativo à situação de cada um, mas na qualidade de treinador tenho que dizer sobre as inúmeras vezes que o aluno iniciante investiu uma grana altíssima no seu primeiro tênis de corrida e logo depois abandonou a modalidade por falta de interesse.

A dica é simples: Cada investimento tem seu momento.

Iniciantes devem investir pouco em tênis, existem várias opções de tênis confortável no mercado a um preço justo. A fase de iniciação é para descobrir a modalidade e decidir se a corrida vai ou não fazer parte da sua vida, nesta etapa você está conhecendo a corrida.

Você conhece ou já conheceu alguém que quis comprar uma bicicleta e investiu de cara em um modelo caríssimo, que acabou se transformando em “cabide para roupas”? Pois é. Na corrida é a mesma coisa.

Depois de aprender a correr, gostar da corrida, evoluir na modalidade, “limpar” sua biomecânica, daí então você pode investir mais pesado neste “equipamento”.

5 Considere o tamanho

É importante saber que durante a corrida nosso pé dilata um pouco e caso você esteja usando um número muito justo, isso será um problema.

Em média os corredores gostam de comprar o tênis 1 (um) número maior do que costuma comprar para uso casual, isso evita desconfortos e perdas de unhas por estarem apertados demais.

Então, essas foram minhas dicas para escolher seu tênis de corrida. Espero que tenha gostado!

 Se você gostou deste conteúdo e ele te ajudou de alguma forma, compartilhe com os amigos.



Falar pelo WhatsApp
1
Olá!
Precisa de ajuda?